A  condição para a existência de cidadania é a certeza de que de todas as pessoas usufruam de direitos civis, político, sociais ,culturais e individuais, ou seja, direito  à vida, à liberdade, à igualdade, à propriedade. 
Entre os diretos culturais, se incluem o de identidade étnica, de opção religiosa, de preservação e valorização das línguas e expressões rituais, música, técnicas de trabalho, formas de lazer, saberes práticas medicas e de cuidados tradicionais. 
Os direitos individuais contemplam a liberdade de pensamento, de consciência e de sentimentos, o direito ao reconhecimento e ao trabalho digno pelo simples fato de ser pessoa humana. 
 Os dados estatísticos de mortalidade infantil, materna expectativas de vida, dados de escolaridade, de emprego e renda, de desemprego de4 acesso a serviços de saneamento e de atenção a saúde referentes a brancos e negros revela os efeitos do preconceito, da intolerância e da discriminação, com um desdobramento  que atingem as demais esferas dos direitos humanos. 
Estas características continuam atuando no presente para reverter isso é preciso garantir  uma participação maior e mais justa na vida do ser humano.
 Mas não estamos no fundo do posso, não podemos esquecer que temos muito dever de casa. Para fazer uma das tarefas mais profundas é permanente contribuição para que os brasileiros aprendam a pensar, discernir, escolher e adotar decisões políticas

Nenhum comentário:
Postar um comentário